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26 de set de 2013

TREINAMENTO PARA CONDROMALACIA PATELAR

Olá pessoal, hoje o meu post é direcionado para as pessoas que tem algum tipo de lesão nos joelhos, mais especificamente para condropatia patelar que é o meu caso. Já fiz um post anterior detalhando o que é a lesão, quais os níveis, formas de tratamento, entre outros, e diante do que postei surgiram muitos comentários, dúvidas de como eu recuperei a lesão e consigo treinar com cargas pesadas hoje em dia. Então vamos as dicas de treinamento:

TREINAMENTO POSTERIORES DE COXA (PARTE 1)

No inicio da lesão não conseguia fazer quase nenhum aparelho, todos os movimentos me causava dor, então fui achando formas de realizar sem sentir dor, COMO? 

-Mudava a posição dos meus pés;
-Mudava amplitude do movimento;
-Reduzia a carga;
-Virava de ponta cabeça se fosse preciso, rs zueira;
-entre outros.

O IMPORTANTE, É NÃO SENTIR DOR OU QUALQUER DESCONFORTO DURANTE A EXECUÇÃO.

EXERCÍCIO LEG PRESS 45º
PÉS ERRADOS: 
Nesse caso, porque tem mais pressão patelar, forçando o joelho e causando dor, podendo agravar o desgaste.



PÉS CORRETOS
Alivia a sobrecarga e sente apenas o esforço da musculatura.



VÍDEO DA EXECUÇÃO


EXERCÍCIO FLEXORA VERTICAL

Esse exercício eu comecei sem carga,porque na academia que eu treino o equipamento é articulado, onde você coloca anilha, diferente do equipamento com blocos que fica mais leve devido o sistema de roldanas.

EXECUÇÃO CORRETA


PÉ CERTO / PÉ ERRADO



EXERCÍCIO MESA FLEXORA

A mesa no começo não conseguia fazer, devido ao posicionamento, mas com tempo consegui, até hoje não utilizo cargas muito altas, uso séries para fadigar meu músculo, como pequenos intervalos, drop-sets, séries até exaustão, etc.

EXECUÇÃO CORRETA



PÉS CORRETOS


PÉS INCORRETOS



EXERCÍCIO STIFF

Esse exercício pra mim sempre foi tranquilo, usava antigamente a barra menor , cargas e amplitudes mais reduzidas. Como os joelhos ficam semi-flexionados, e ocorre a movimentação do tronco, tirando a força dos braços e da lombar, focando apenas nos isquiotibiais, o fato de não dobrar o joelho na movimentação fica mais fácil de realizar, diferente do terra que tem que flexionar e agachar.



EXERCÍCIO AVANÇO

Hoje em dia faço normalmente, mas não recomendo no começo do fortalecimento, ao menos que não sinta dor na execução, mesmo assim quero mostrar uma forma que eu faço e sinto apenas os posteriores.

EXECUÇÃO CORRETA
Meu joelho não vai para a frente durante o movimento, meu corpo se projeta para baixo e direciono a força toda no calcanhar do pé de apoio no caixote, a outra perna apenas apoia no solo.


EXECUÇÃO INCORRETA
Nesse caso o joelho e o quadril se projetam para frente, colocando a sobrecarga diretamente no joelho de apoio no caixote, o que pode causar dor, evite esse movimento.



Pessoal esse é meu treino PARTE 1 da semana, o próximo logo logo já posto, espero que aproveitem as dicas.

Beijos Gabis

6 comentários:

  1. Agradecimento a minha fotografa Vitória!
    =D

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  2. Show de bola... maravilhosos os seus posts e esse pra mim foi especial... Eu tenho condromalácia III nos dois joelhos e hérnia de disco na lombar... nossa... vc sabe de dizer se mesmo com a hérnia eu posso fazer esses exercícios para condromalácia? Beijos Aline.

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    1. Vc não pode, VOCÊ DEVE, mas assim como para os joelhos, na lombar funciona da mesma forma, tenha sensibilidade de dor nos exercícios, saiba dosar suas cargas e amplitudes de movimentos. Qualquer desconforto pare com aquele certo exercício e vá para o próximo. E não esqueça do fortalecimento da região das costas e membros superiores completo.
      =D

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  3. Adorei o seu blog! Malhava há 6 meses , mas desde quando comecei a sentir dores no joelho parei por medo da situação agravar. Não fui diagnosticada, mas pelos sintomas creio que seja condromalacia. Meus joelhos estalam, e doem ao fazer esforço. Gostaria de saber se você primeiro fez apenas o fortalecimento (se sim, quais exercícios), ou treinava para hipertrofia e se toma alguma medicação.. Parabéns pelo esforço!

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    1. Olá, primeiro aconselho a vc ver se realmente a patologia é essa, para ser diagnosticada.
      Quando eu senti as primeiras dores corri para o médico, fiz ressonância, descobri o desgaste nível III, tomei durante 6 meses condroflex, sem treinar, as dores não melhoravam, então foi qndo ele aplicou 3 injeções de suprahyal, e após 40 dias das aplicações voltei a fortalecer, com o tempo fui aumentando as cargas, intensidade, etc...
      No meu treino iniciei com leg press e flexora, é o que conseguia fazer, aos poucos coloquei agachamento, extensora, adutor, e todos os outros.
      =D

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  4. Oi!
    Nem acreditei qdo achei essa série no seu blog.
    Tenho condromalacia também e pesquiso sobre o assunto e nunca acho
    nada de exercícios. Principalmente se for pro bumbum.
    Muito obrigada por colocar esses exercícios e sempre que tiver novos os coloque também.
    Até pq infelizmente nem todo mundo pode pagar o trabalho de um personal.
    Eu faço academia mas fico perdida pq nem todo instrutor tem o conhecimento
    de uma patologia, trabalha mais com o aluno q simplesmente quer ter um corpo mais definido.
    Obrigada

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