Total de visualizações de página

23 de jul. de 2011

MULHERES NO FISICULTURISMO: BELEZA OU EXAGERO?

Um assunto que gera muita polêmica é o corpo adquirido pelas atletas de fisiculturismo. Que para quem vive no meio de atletas ou até mesmo academia se torna algo comum, diferente para a sociedade que olha com outros olhos. Quantas vezes você não escuta:


Michelle Ritzmann
  • Parece homem;
  • Acho muito exagerado;
  • Fica masculina demais;
  • Olha o tamanho daquela mulher;
  • Que horrível;
  • Não tem mais seios, etc...


Cada pessoa tem o direito de pensar como quiser sobre o assunto, mas vale lembrar que desvalorizar essas atletas é preconceito, pois elas batalham muito pra conseguir o corpo que tem e competir. 
Defino esse esporte em duas palavras: DISCIPLINA E DETERMINAÇÃO, algo que não é qualquer um que consegue ter. Pois então antes de tudo, pense, analise...não é fácil: TREINOS INTENSOS, DIETA RÍGIDA, SUPLEMENTAÇÃO, HORÁRIOS REGRADOS, MOTIVAÇÃO, COBRANÇA (ganhar e ganhar), PATROCÍNIOS, entre outros.

Muitas mulheres buscam na academia perder peso, aumento da massa muscular, qualidade de vida e tomam gosto pela modalidade, levando até muitas vezes a competição. 


Renata Guaraciaba - welness

Natalia Melo-fitness
Iris Kyle-fisiculturismo
O fotografo André Arruda fez uma matéria sobre o assunto, onde fotografou algumas atletas de fisiculturismo, buscando a resposta do motivo que levam elas a potencializar seus musculos.

O resultado do trabalho foi a exposição "Fortia Femina", que busca entender a questão da aceitação da imagem e do preconceito envolvida na prática do fisiculturismo. Concluiu que, por meio da pratica do fisiculturismo, elas buscam passar por uma espécie de processo de aceitação. "Entre essas meninas, algumas nunca eram tiradas para dançar na festa. Dentro de certo contexto, a musculação é uma maneira de se encontrar, como uma válvula de escape", explica.
O esporte pode se tornar intenso a ponto de fazer com que as mulheres que o praticam sofram preconceito ou até sejam confundidas com homens. Umas das 15 fisiculturistas que Arruda fotografou, por exemplo, já foi agredida na rua. Esse preconceito bate de frente com a aceitação que algumas mulheres buscam no esporte, já que suprime a feminilidade e acaba fazendo com que aquela mulher deixe de ser associada à docilidade e fragilidade, por exemplo.

Gal Ferreira Yates, que é atleta de figure - categoria praticada apenas por mulheres que exige pouco volume e definição musculares para manter a feminilidade -, conta sua experiência. "Sou forte, mas não sou tão musculosa assim. Força é diferente de hipertrofia. Mas claro que chamo a atenção tanto de homens quanto de mulheres, pois sei que tenho um físico diferenciado, e devo dizer que muitas vezes as mulheres olham e comentam mais do que os homens", conta a atleta. Ela, que pratica esportes desde os seis anos de idade, tem hoje 36 anos e é campeã mundial de figure.
Gal Ferreira Yates
"Um preconceito como esse está longe de ser combatido e os limites entre beleza e exagero ainda são muito marcantes".(André Arruda)


É relevante postar sobre esses assuntos que geram tanto preconceito, da minha pessoa essas atletas tem uma sincera admiração, músculos com muita beleza.

Boa tarde!!!





10 comentários:

  1. parabens pra elas,estou tentando fazer dieta a risca mas e dificil mas sei q vou conseguir,vou me tornar uma fisiculturista!!!

    ResponderExcluir
  2. SIM!!! continue com esses objetivos que vc chega lah...eu admiro muito essa carreira pq tem q ter muitaaa disciplina, vencer sempre!

    =D

    ResponderExcluir
  3. Gal Ferreira, PERFEITA !!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo é a dedicação se DEUS quiser chego lá, em 1 ano adquiri 11 kg de massa muscular ,e muita divisão.
    Tenho 17 anos, treino a 1 ano e sei como é dificil manter um corpo malhado, e o treino delas são bem mais pesado q o meu.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo post, concordo plenamente, admiro muito todas atletas, e parabéns pelos seus resutados.
    =D

    ResponderExcluir
  6. RENATA GUARACIABA Linda, simpatica sou mt fã!!! Meu modelo a seguir!!!

    ResponderExcluir
  7. eu tbm adimiro elas, e também estou buscando um corpo perfeito,
    estou malhando muito. Não quero competi, mais quero estar linda como elas...

    ResponderExcluir
  8. Acho uma palhaçada as pessoas jugarem dizendo que as mulheres musculosas são ridiculas e outros afins confesso que ser musculoso ou musculosa faz um bem danado e tira o estress e a pessoa fica ao meu ver mais bonita e de bem com a vida.

    ResponderExcluir