Total de visualizações de página

14 de fev. de 2012

ALIMENTOS ANTIOXIDANTES

Olá pessoal, hoje vou falar um pouquinho sobre os alimentos antioxidantes, que proporcionam benefícios a saúde. 

* retardar o processo de envelhecimento;
* prevenção de doenças crônicas;
* combater os radicais livres.


RADICAIS LIVRES
Afetam negativamente nosso organismo, são produzidos pelas células, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação,ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo. Mas vale lembrar que os fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Esses fatores podem ser: poluição ambiental, raio-x e radiação ultravioleta, radiação eletromagnética, cigarro, álcool, resíduos de pesticidas, aditivos químicos, conservantes, hormônios, estresse, consumo de gorduras saturadas (frituras), consumo de gordura animal.

É importante ter uma boa alimentação!

Os antioxidantes são vitais para a saúde e estão disponíveis naturalmente de várias formas:

CACAU - presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para a circulação.

CENOURA - fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de capsulas.

CHÁ-VERDE - preparado através da infusão da panta Camellia sinesis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.

CÚRCUMA - também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.

FRUTAS CÍTRICAS - como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.

FRUTAS VERMELHAS E ARROXEADAS - tem alto valor antioxidante devido aos flavonoides, ou seja, antioxidantes que neutralizam os radicais livres, além de proporcionarem melhoras das funções cerebrais, sistema imunológico e da visão.

RECEITA

2 xícaras de frutas vermelhas congeladas (cerejas, morangos, amoras e mirtilos)
200 ml de suco de laranja ou romã
200 ml de água gelada

MODO DE PREPARO
Bater todos ingredientes no liquidificador.

RENDIMENTO
2 porções.

LINHAÇA - fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

OLEAGINOSAS - fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.

ÓLEO DE COCO - rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.

SUCO DE UVA INTEGRAL - fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua "varrendo" os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

TOMATE - fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estomago. O licopeno também pode ser encontrado em capsulas.

Dessa forma, é importante uma dieta baseada no consumo de frutas, verduras e legumes que são a base dos alimentos antioxidantes, especialmente quando consumidos crus ou cozidos levemente no vapor, vez que os alimentos cozidos em altas temperaturas podem destruir os antioxidantes.

Beijos! Gabis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário