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10 de jul de 2011

MITOS NA ALIMENTAÇÃO

ALIMENTOS DIET NÃO ENGORDAM OU ENGORDAM MENOS?

Não, alimentos “DIET” são alimentos específicos para determiandos fins, ou seja, para dietas específicas, como diabetes. Um exemplo:





Chocolate Diet: Os chocolates dietéticos são isentos de açúcar, porém muitas vezes compensam essa ausência com uma maior quantidade de gordura, tornando-se mais calóricos do que os chocolates convencionais.
                       
E OS ALIMENTOS LIGHT? TAMBÉM ENGORDAM?


- O termo alimento “LIGHT” é utilizado quando um determinado atributo, ou ingrediente do alimento original foi reduzido, ou o valor energético for menor.
- Mas cuidado, nem sempre alimentos “LIGHTs” possuem menos calorias, alguns tem reduzidas apenas alguns ingredientes que não interferem no valor calórico, como sódio.

Leite Light: possui menor valor calórico porque possui menos gordura.
- Então, nem todo alimento light pode ser usado ou consumido em demasia ou com fins de redução de peso e que ao consumi-los, ao contrário do que muitos pensam, você não esta adquirindo um atestado de “coma o quanto puder”, porque mesmo alimentos com baixas calorias podem, em grandes quantidades fornecer as mesmas calorias que o alimento “original” e você ainda terá um gasto bem maior para adquiri-los.

       

MACARRÃO ENGORDA???

- O macarrão é composto basicamente por CARBOIDRATOS e quase totalmente isento de gorduras. O que normalmente engorda são os molhos adicionados a ele além do queijo ralado, por serem ricos em gordura.
- O macarrão com molho de tomate, que é o menos calórico, por sua vez, pode fazer parte de uma dieta para perda de peso desde que consumido com moderação.




PÃO INTEGRAL ENGORDA MENOS QUE O PÃO BRANCO?

- O pão integral tem a mesma quantidade de calorias que o pão branco, porém com a vantagem de apresentar um maior conteúdo de fibras, que poderão contribuir para a saciedade e o melhor funcionamento do intestino.


GORDURAS, VILÕES?

-As gorduras são, além de importantes fontes de energia, essenciais ao organismo.
-A gordura é um elemento essencial para a saúde de todo indivíduo, porém em quantidades adequadas. As pessoas que comem quantidades relativamente altas de gorduras mono e polinsaturadas, presentes nos óleos vegetais, peixes gordurosos e oleaginosas, tendem a terem índices mais baixos de doenças cardíacas.
- Dietas livres de gorduras causam prejuízos no crescimento, no tecido adiposo, diminuição da resistência térmica do corpo, infertilidade, a pele fica escamosa e pode levar morte!
- São importantes para formação dos hormônios.
- Óleos como Ômega 3 e Ômega 6 são importantes para controle de doenças como colesterol e cardiopatias, bem como melhoram o raciocínio.

SALMÃO


SUCO DE FRUTA, NÃO ENGORDA?
A ÚNICA COISA QUE NÃO ENGORDA É ÁGUA. 
- A fruta tem uma quantidade natural de açúcar que é transferida para o suco. Se você diluir o suco ou usar uma quantidade menor para fazer o suco do que o pedaço de fruta que você comeria, vai ter menos açúcar.
- O suco que engorda menos é o de limão e o que mais engorda é o de laranja. Suco de laranja engorda tanto quanto um refrigerante (100 ml de suco de laranja não adoçado e 100 ml de refrigerante têm 40 calorias).
- Apesar dos dois 'engordarem' igual, o suco é mais saudável porque o refrigerante, além de ser composto praticamente de açúcar, tem muitos corantes, conservantes, aromatizantes e outros aditivos que não devem ser consumidos em excesso.




BEBER BASTANTE ÁGUA EMAGRECE?


BOA NOTICIA: 

Para emagrecer você precisaria beber MUITA água, e gelada. Você bebe a água gelada e faz xixi quente: essa mudança de temperatura consome energia, portanto queima calorias...



MÁ NOTICIA:
Mas pouca: 1 miléssimo de caloria por grama, 1 caloria por litro. É preciso beber muito para funcionar.
          1g de Proteína = 4Kcal
           1g de Carboidrato = 4Kcal
  1g de Gordura = 9Kcal


BEBER 2 a 3 LITROS DE ÁGUA POR DIA AJUDA A PREVENIR CELULITE?

- Água melhora a circulação, mas celulite é uma disposição genética de causa não totalmente conhecida, e que alguns fatores podem ajudar a ter menos.
- A hidratação da pele, por exemplo, é um fator. Nesse sentido, beber água pode ajudar, mas quem tiver tendência genética pode ter celulite, bebendo água ou não.

O exercício ajuda a prevenir mais do que a água    
                        
ABACAXI QUEIMA GORDURA?? 

NENHUM ALIMENTO QUEIMA GORDURA.

- A fama do abacaxi deve-se a presença da bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de gorduras e proteínas e, portanto, favorece o processo digestivo.

Se para a sobremesa você tiver duas opções, uma torta e uma fatia de abacaxi, e escolher o abacaxi e depois notar que está emagrecendo, isso aconteceu porque a torta obviamente é mais calórica, não porque o abacaxi é milagroso.



MEL ENGORDA MENOS QUE AÇÚCAR?

- Uma quantidade de mel tem o mesmo número de calorias que a mesma quantidade de açúcar. Como medimos o que engorda através das calorias, os dois engordam igual.

PULAR REFEIÇÕES É UMA BOA FORMA DE EMAGRECER?

- Seu corpo precisa de certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar as calorias faltando ao comer mais na próxima refeição. Estudos mostram que pessoas que pulam o café da manhã tendem a ser mais pesadas dos que aquelas que têm um desjejum nutritivo.

PEIXE NÃO TEM GORDURA NEM COLESTEROL?

- Embora todos os peixes tenham alguma gordura e colesterol, a maioria tem menos gordura e colesterol do que bife, carne de porco, frango e peru. Peixe também é uma boa fonte de proteína.
- As espécies de peixe que são ricas em gordura (como salmão, cavalinha, sardinha, arenque e anchova) têm bastante ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos graxos têm sido estudados porque podem estar relacionados à diminuição do risco de doenças cardíacas.
- Peixe grelhado, cozido ou assado (ao invés de frito) pode ser parte de um programa de perda de peso saudável.

Algumas verdades e mitos que sempre encontramos em nosso cotidiano, espero que gostem.
Nutricionista Rodrigo Fontes


BOA NOITE!!!

2 comentários:

  1. Gabis .. bem bacana esse artigo.. parabéns..
    Drika!!

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  2. Tô adorando e muito orgulhosa, parabens
    tia Cris

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